sábado, 27 de agosto de 2011

SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA - DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Frente à expansão do intercâmbio de conhecimentos referentes ao ensino universitário no mundo, impulsionada em parte pelo fenômeno recente da globalização, e, com o surgimento e fortalecimento do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), surgem dúvidas acerca do manejo dos currículos universitários nos países componentes desse bloco, não obstante, ocorre o mesmo com uma área específica do saber, a Educação Física.

Assim sendo, a problemática de encontrar fundamentos e soluções para questões inerentes a real troca e experiências e conhecimentos tanto no campo econômico quanto educativo se torna mais evidente a cada dia. Com isso, é possível pensar que, no tocante a construção do currículo universitário na Educação Física, nos países pertencentes ao Mercosul, ocorre uma problemática semelhante, haja vista que não se pode desvincular a construção do conhecimento profissional das tendências que surgem na sociedade atual, pois como explicita BARRET, 2003 “é dado que as práticas curriculares universitárias se constroem nas relações que mantém com uma sociedade”.

Vale ressaltar que, uma tendência a internacionalização do ensino superior em espaços que vão mais além dos limites nacionais ficou fortemente assinalada no início da década de 1990, isso ocorreu em função da incorporação da educação superior como área de comércio internacional no âmbito do Acordo Geral sobre Comércio de Serviços (GATS) da Organização Mundial do Comércio (OMC). O MERCOSUL, uma área de integração econômica e social entre Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai foi criada pelo tratado de Assunção em 1991, tendo o mesmo desde o princípio um capítulo específico para a educação, assim sendo, no dia 13 de dezembro de 1991, na cidade de Brasília, os ministros assinaram o documento protocolo de intenções onde consideram o papel estratégico da educação para a consolidação da nascente integração. Durante o plano estratégico compreendido entre 1996 e 2000, foram aprovados dois acordos vinculados a cooperação universitária, o protocolo de integração educativa, que visa o prosseguimento dos estudos no âmbito de pós graduação nas universidades dos países membros, e o memorando de entendimento sobre a implementação de um mecanismo experimental para o reconhecimento de títulos de grau universitário nos países componentes do bloco. (SANTOS E DONINI, 2010)

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